Hoje de manhã estava esperando na parada passar um ônibus das linhas Paranjana 2 ou Borges de Melo 2, onde iria para um compromisso as 8 horas da manhã, deixo passar um de cada, pois estavam muito lotados, com pessoas penduradas nas portas. Olhei o relógio e vi que já eram 7:20 e seria obrigado a pegar o primeiro que passa-se, peguei o primeiro Paranjana que passou, nesta hora chega um amigo meu que sobe no mesmo ônibus, fico que meio pendurado no ônibus, ate ai tudo bem fui conversando durante a viagem com meu amigo, quando chegamos nas proximidades do shopping Acaiaca Mall localizado em frente a praça da Estação, um senhor que não havia conseguido passar a roleta pela lotação após a mesma, pediu ao trocador que pudesse pagar a passagem e descer pela porta traseira, o cobrador no início não quis ceder mais as pessoas que estavam atrás do ônibus se sencibilizaram o o acontecimento e começaram a tentar convencê-lo que logo aceitou, mais passamos da parada e nada do motorista parar, então começou a gritaria pois o senhor queria descer, pediu ao cobrador que o ajudasse, que fizesse sinal para o motorista para o qual abrir a porta, o trocador ficou resmungando e não atendeu o pedido, qual foi feito várias vezes, já estava-mos na avenida Santos Dumond, na altura do colégio Justiliano de Serpa, a partir daí a confusão se generalizou dentro do ônibus todos pedindo o trocador para que pedisse ao motorista que abrisse a porta, o mesmo começou a ajudar, mais o motorista não atendia, qual começou a ser desrespeitado com palavras de baixo calão, e com comentários que seria pego seus nomes e numeração do ônibus para que fossem denunciados pelo ocorrido, depois de tanta insistência e sem a atenção do motorista, dissemos para ele que a única alternativa era ele passar a roleta mais uma vez, o trocador disse que pagava a passagem dele, mais ele não entendeu, então uma outra pessoa que estava com um passe-card pagou a passagem dele, e ele passou, pois já estava transitável, quando saltou do ônibus já estávamos em frente ao colégio Militar, mas mesmo assim continuou os comentários e uma pessoa que viu toda a ação disse o trocador – Se fosse no Rio de Janeiro “Neguinho” tinha parado o ônibus, trancado e queimado com voçê e o motorista dentro, para aprender. As 7:50 saltei do ônibus rumo ao meu compromisso.É muito complicada essa falta de educação ou de preparo que estes profissionais da nossa rede de coletivos, têem tanto nos ônibus quanto nas topics, não tratam os passageiros como clientes e sim como cachorros, e que se trata de uma obrigação que eles estão fazendo para o usuário. Mau atendimento, superlotação, desconsideração com o passageiro e inúmeros outros problemas, as autoridades competentes deveriam fazer uma campanha de educação a estes profissionais onde pelo menos aprendam a ter um melhor atendimento, e aos donos de empresas de ônibus aumentar suas frotas para resolver os problemas de lotação, fica ai a dica. Só lembrando o ônibus era o 35506 da empresa vega linha Paranjana 2.
2 comentários:
Também temos que ver pelo lado deles.E se não fizeram tal coisa porque só estavam obedecendo seus superiores?Penso que só não abriram a porta com medo de perderem o emprego.
Super lotação nos ônibus é culpa do motorista que deixa entrar gente demais.Ele não tá nem vendo, a gente que se esprema e dê um jeito de sair!Mas as idéias de mais coletivos e preparação para os empregados é boa! ;D
Rebeca, obrigado pela particpação certo que eles estavam obedecendo estes supostos superiores mas neste local não havia fiscalização, e se tivesse um fiscal no local eles poderiam alegar que se passav de um cara que entrou no ônibus e saltou do mesmo sem pagar quando a porta abriu, coisa e ocorre a toda hora aqui em Fortaleza, então acho que foi mais uma falta de bom senso.
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