MUDAMOS DE ENDEREÇO AGORA E: http://insert.blogueisso.com

Blog Insert

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Referendo Já


A Central Única dos Trabalhadores, Central de Movimentos Populares, Federação de Bairros e Favelas, Associação Alternativa Terrazul, Movimento dos Conselhos Populares, União Nacional dos Estudantes, entre outras entidades representativas, promovem nesta sexta-feira, 22, às 16h, na esquina das Avs. Pe. Antonio Tomas com Eng. Santana Júnior, nova manifestação em defesa do Parque do Cocó, diante da iminente construção da Torre Empresarial Iguatemi. Os movimentos sociais pedem a realização de um referendo para a população ter o direito de decidir se aceita ou não a construção do edifício em tal local.

O Rio Cocó constitui-se numa importante bacia hidrográfica de cidade, e possuidora de relevantes atributos ambientais, como: o escoamento de águas em períodos de chuva, ou seja, a prevenção de enchentes; o lazer de nossos cidadãos e equilíbrio térmico da região leste de nossa capital, dentre outros. A sua área de aproximadamente 485km², com o rio principal apresentando um comprimento total de cerca de 48km possui uma rica diversidade de flora e fauna. O mangue constitui-se num berçário de grande número de espécies da fauna marinha e da fauna continental apresenta grande importância para a manutenção do equilíbrio sedimentar da zona litorânea (minimizando assim a existência de processos erosivos) e para a alimentação do lençol freático. O manguezal do Rio Cocó é também preservado pelo Código Florestal brasileiro, que determina a vegetação de mangue como sendo área de preservação permanente, na qual nenhum tipo de ocupação urbana ou de outra natureza pode ocorrer. O manguezal é ainda fundamental para o controle das cheias e enchentes que ocorrem nos períodos chuvosos, pois impede que a água extravase o leito do rio e inunde as áreas urbanas adjacentes. A presença da vegetação cria ainda condições climáticas caracterizadas por umidade e ventilação, fatos que propiciam a existência de climas urbanos confortáveis no seu entorno.

Leia mais em: http://www.referendoja.blogspot.com/

terça-feira, 19 de junho de 2007

Um Pedacinho do Japão bem perto de nós.

Vai um pouquinho de sushi ae??


Quem passa pelo bairro da Maraponga não pode deixar de conhecer um pedacinho do Japão. Trazida do Japão pelo Sr. Shinzo Ohama, a Igreja Tenrikyo comemorou no último dia 10 de junho 20 anos em Fortaleza.

O evento contou com a presença do Rev.Sr. Shinya Kimura, 9º condutor da Igreja-Mô Kita Daikyokai de Osaka, Japão.
Além da Cerimônia tradicional, houve uma excelente recepção, com direito a uma bela feijoada e um grupo de samba, para unir ainda mais as tradições nipo-brasileira.

A Igreja fica localizada na Rua Altair, 200 – Maraponga ( paralela a Avenida Godofredo Maciel), tendo sua missa diária ás 05h30min da manhã e 17h30min da tarde e sua Cerimônia principal no primeiro domingo de cada mês, a partir das 09h30min da manhã.
E é claro, depois da cerimônia principal, sempre há uma confraternização, com comidas típicas japonesas.

Além da agradável presença do Kaityo Sama, como é chamado o Sr. Ohama, a igreja fica em meio a um belo jardim e uma grande area verde, sua arquitetura típica japonesa nos transporta a esse país de tantas historias.

Durante o dia 1º a 7 do mês de julho estará aberto a colônia de férias pra crianças de 5 a 12 anos. Oferece-se também cursos de Doutrina, de instrumentos musicais japoneses, e também dança típica.

Não deixe de apreciar esse magnífico lugar que traz uma mensagem de paz e harmonia, e de aprender um pouco mais sobre o Japão.

Tocha RIO 2007 passa por Fortaleza

A Chama Pan-americana chegou no Sábado pela manhã, dia 16 de junho, a Fortaleza, 17ª cidade brasileira no percurso iniciado em Santa Cruz Cabrália e 12º. ponto de passagem pelo Nordeste, em sua viagem rumo ao Rio de Janeiro.

No aeroporto Internacional Pinto Martins, Bernard Rajzman, ex-campeão de vôlei e um dos Embaixadores do Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007, entregou a Lanterna com a Chama Pan-americana para o Secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu.
A Comitiva que acompanhou a Chama Pan-americana até a cidade, a bordo do Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu na cerimônia de boas-vindas um dos mais típicos souvenirs da região: uma garrafinha com amostras de areia colorida de várias de suas praias mais famosas, formando as palavras “Rio 2007”.

As formas alternativas de condução da Tocha Pan-americana foram uma atração à parte no Revezamento dos Jogos Rio 2007 em Fortaleza. Nos jardins da Universidade Federal do Ceará, em Benfica, a professora e nadadora Hedla Lopes foi içada em um guindaste para entregar a Tocha Pan-americana na sacada do prédio ao Reitor Luís Carlos Saunders. De lá ela desceu aos jardins em uma tirolesa.

A Tocha Pan-americana foi conduzida na cidade ainda a cavalo, pelas mãos de Raimundo Daiso Rodrigues Filho, Capitão de Cavalaria do Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar do Ceará. E também em uma bicicleta, pelo atleta de ciclismo olímpico Jardel da Silva Moura, que foi até a Câmara Municipal entregar a Tocha Pan-americana ao presidente Tim Gomes.

O perfil diversificado dos Condutores também foi atração no Revezamento da Tocha Pan-americana na capital. No grupo, estiveram o gari Raimundo Damião dos Santos, que participa de diversas competições de atletismo, incluindo a Corrida de São Silvestre, a índia Rita de Cássia Cruz do Nascimento, que desfilou com pintura e trajes típicos, acompanhada por vários tapebas de sua tribo, e Miguel Ângelo de Azevedo, pesquisador de música e escritor, último a conduzir a Tocha Pan-americana. Entre os atletas, foram destaque a levantadora da Seleção brasileira de vôlei que disputará os Jogos Rio 2007, Carolina Albuquerque; o campeão mundial de karatê, Francisco Ossian Grangeiro; e o campeão asiático de triatlon, Maurício de Carvalho.

Depois de passar por boa parte da cidade a Tocha Pan – Americana chegou as 18:00 na praça do Ferreira onde foi recebido calorosamente pela população, o último condutor Miguel Ângelo passou a Tocha já no palco para as autoridades presentes, quais realizaram a cerimônia de celebração da Tocha e acenderam a Pira Pan – Americana, após esta a celebração a Tocha já novamente em formato de lanterna se despediu de nossa cidade deixando saudades e se dirigindo ao Piauí.

Fotos: Cerimônia de Celebração da Tocha e Antes da Celebração Tarcísio Filho
Creative Commons License
Esta obraestá licenciada sob uma Licença Creative Commons.