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quinta-feira, 15 de março de 2007

Democratização da mídia: Presidente Lula quer criar rede nacional de Televisões Públicas

O governo federal analisa a possibilidade de criação de uma rede nacional de TVs públicas, afirmou na terça-feira (13) o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci. A secretaria comandada por Dulci é responsável pela Secretaria de Comunicação (Secom).
A rede não teria como objetivo divulgar ações de governo. Segundo Dulci, o objetivo seria levar a todo o país temas de interesse da sociedade. "As ações do governo falam por si. O objetivo da TV pública é mesmo prestar um serviço público. Tratar daqueles temas que são importantes para a sociedade, que interessam a milhões de pessoas e que nem sempre são tratados pelas TVs privadas", afirmou após reunião com movimentos sociais no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
"Quase todas as grandes democracias têm TVs públicas fortes, com peso, cumprindo um papel específico que as redes privadas não cumprem", destacou o ministro. "É assim que acontece na França, que a TV pública tem uma ênfase cultural e educacional maior. Na Itália, com a RAI, na Espanha, com a TVE", exemplificou.
O tema, segundo ele, foi tratado em reunião no Palácio do Planalto na segunda-feira com o ministro Hélio Costa. E voltará a ser discutido em nova reunião, semana que vem, com a presença de diversos ministros.
A idéia, segundo Dulci, é que a TV pública alcance todo o território nacional. Uma possibilidade defendida pelo ministro é dar dimensão nacional a um sistema já existente, hoje integrado pela Radiobrás, que cobre 30% do território nacional.

"O que o ministro Hélio Costa disse é que existem condições técnicas para que essa rede pública chegue a todo o país", relatou. "Na minha opinião pessoal, devem ser aproveitadas as estruturas de governo já existentes, que não são de governo, são do Estado brasileiro. Têm funcionários, têm estrutura, têm um acúmulo de experiências que eu considero positivo", destacou.

Sem dúvida é muito importante a criação de TV´s Públicas. Mas a democratização não é só o executivo ter TV, isso é estratégico e fundamental, mas ela se amplia também para que as concessões sejam feitas a outras organizações da sociedade civil, que não sejam nem governo nem empresas privadas, como os movimentos sociais, as universidades e qualquer outra instituição que tenha competência para administrar uma TV feita para estes públicos expecíficos, no mesmo exemplo das Rádios Comunitárias.

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