MUDAMOS DE ENDEREÇO AGORA E: http://insert.blogueisso.com

Blog Insert

domingo, 11 de novembro de 2007

Cinema Grátis na Universidade


Cine Cuca Ceará

Entre os dias 5 de novembro a 15 de dezembro serão realizadas cerca de 700 exibições gratuitas de oito filmes nacionais em mais de 60 universidades brasileiras, nos 27 estados brasileiros. Trata-se do projeto "Cine CUCA", da UNE, série de sessões, seguidas por debates e palestras, que retratam a recente produção cinematográfica brasileira.

Em cada estado, duas instituições (uma federal e outra particular) serão selecionadas para participar. As exibições ocorrerão em diferentes pontos, ampliando a participação dos estudantes. O projeto tem caráter itinerante e visa implantar a idéia dos cineclubes juntos aos estudantes.
Os longas-metragens selecionados propõem a reflexão de temas ligados à juventude, produção universitária, ditadura militar e movimento estudantil.

Confira a programação:

Dia 12/11/2007: Batismo de Sangue, às 14h, no Anfiteatro da Faculdade de Direito da UFC

Dia 13/11/2007: Cão Sem Dono, às 14h, no Anfiteatro da Faculdade de Direito da UFC

Dias 14, 15, 16 e 17: os filmes serão passados para os estudantes da UFC em Sobral.

Importante: Toda sessão será seguida de um debate!

O Cine Cuca Ceará é realizado em parceria com o DCE UFC.



(+ informações: Joyce Miranda Leão Martins (joycenitram@gmail.com) - (85) 9181-0876)

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Mudanças Climáticas


Começam as Conferências do Meio Ambiente.

Os impactos das mudanças climáticas no ambiente, nas vidas das pessoas e dos demais seres vivos, são preocupações das populações em qualquer parte do mundo. Em pleno semi-árido nordestino, cearense, do litoral ao sertão, da serra à chapada, movimentos sociais, empresários, autoridades, lideranças, povos indígenas, quilombolas, jovens, homens e mulheres, enfim, irão debater o aquecimento global e a desertificação em mais uma Conferência do Meio Ambiente, agora já em sua terceira edição.

Segundo os estudos científicos estas transformações que têm afetado o planeta são resultantes das intensas atividades produtivas e de consumo desenvolvidas pelas sociedades. Nossa mãe-terra flutuante no espaço necessita ser cuidada e respeitada por cada um.

É por isso que todo mundo está sendo convidado a colaborar para elaboração e efetivação de políticas públicas que combinem crescimento econômico com proteção ao meio ambiente e justiça social. A sustentabilidade, que parte da efervescência de vigorosos processos de Agenda 21, pressupõe o fortalecimento dos mecanismos de empoderamento, por meio da participação popular.

A III Conferência Estadual do Meio Ambiente, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro na UNIFOR e será precedida por 12 Conferências Regionais que ocorrerão durante este mês de novembro, no interior e na capital. Entre outros assuntos serão eleitos os delegados para a III Conferência Nacional, em 2008. Maiores informações nos sítios do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado: http://www.conpam.ce.gov.br/noticias/conferencia.asp
e do Ministério do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br/cnma/conferencia/index.php?ido=principal.index&idEstrutura=116

domingo, 28 de outubro de 2007

Estudantes ocupam Reitoria da UFC. Sabe o por quê?

Saiba aqui o que não sai nos jornais:
Desde o dia 25 de outubro, estudantes estão ocupando a sede da Reitoria da Universidade Federal do Ceará - UFC em protesto quanto à aprovação da proposta do Reuni[1] (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do Ministério da Educação - MEC[2]) pelo Conselho Universitário - Consuni. O Conselho é formado na sua maioria por professores ligados à Administração Superior, mas tem também representantes estudantis. O Reuni foi instituído pelo Decreto do Governo nº 6096/2007[3] e prevê que as Federais elaborem planos de reestruturação para receberam verbas do Programa.

Durante a reunião do Consuni ocorrida em 19 de outubro, em que se realizavam, ao mesmo tempo, Encontros de Monitoria e Extensão daquela Universidade, um grupo de estudantes foi impedido de acessar a sala do Conselho pela segurança da Reitoria. Segundo os manifestantes houve agressões e violência por parte dos funcionários da vigilância. O grupo ainda conseguiu chegar à sala quando a votação majoritariamente favorável já havia se dado.

Daí o Conselho de Entidades (centros Acadêmicos) em 23/10 aprovou um ato nos jardins da Reitoria na manhã de 25/10. Lá, buscou-se conversar com o Reitor Ícaro Moreira, o qual propôs uma audiência no dia seguinte. Os estudantes não aceitaram e decidiram pela ocupação do prédio[4]. A Administração Superior assinou nota em que condiciona a retomada do diálogo à desocupação do edifício. Ainda diante do impasse, na noite de 26 de outubro, oficiais de justiça apresentaram uma ordem de reintegração de posse aos ocupantes que, em assembléia, decidiram permanecer mesmo assim.

Os estudantes consideram que o Reitor lhes deve uma "retratação" pelo episódio no Consuni e desejam negociar um amplo processo de discussão do Reuni, que afirmam não ter havido. Tal posição está ligada ao fato de que o projeto é polêmico e define alterações profundas na estrutura da Universidade.[5] A Reitoria, em notas oficias,[6] afirma que o movimento carece de representatividade e é anti-democrático, alegando ter havido sim o processo de discussão. A diretoria da associação de professores (Adufc)[7] havia entregue ofício ao Reitor na data anterior à reunião do Consuni, em que questiona a falta de esclarecimento de alguns pontos do projeto e reclama da pouca discussão do assunto.


Para saber mais:

[1]. Programa do MEC: "Reuni" na íntegra:
http://64.233.169.104/search?q=cache:s8jJYMHW_GUJ:portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf+reuni&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=7&gl=br

[2]. Site do MEC:
http://portal.mec.gov.br/

[3]. DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm

[4]. Blog da Ocupação da Reitoria (mantido pelos ocupantes):
http://www.ocupacaodaufc.blogspot.com/

[5]. Site da Associação Nacional dos Docentes (Sindicato dos Professores):
http://www.andes.org.br/dossie_reuni.htm

[6]. Site da UFC (mantido pela Administração Superior):
http://www.ufc.br/graduacao/reuni.shtml

[7]. Notícia no site da Adufc:
http://www.adufc.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=4580

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Tributo Los Hermanos - Part 2

ESTAMOS DIVULGANDO A PROGRAMAÇÃO QUE O FÃ CLUB NOS ENVIOU.

* DATA/PROGRAMAÇÃO:

Os shows terão início a partir das 20:00 h do dia 09 de novembro, com término previsto para 06:00 h do dia seguinte.

Horários:

DJ

20:00 h às 21:00 h

04:00 h às 06:00 h

BANDAS

1. Travessia de Surdos- 21:00 h às 22:00 h

2. Mafalda Morfina- 22:15 às 23:15

3. Vinil Elétrico- 23:30 às 00:30

4. Ludmila Amaral – 00:45 h às 02:45 h

5. La Scène- 03:00 h às 04:00 h

  • UM POUCO DA HISTÓRIA DAS BANDAS

TRAVESSIA DE SURDOS

No ano de 2005, Ana Rafaella conhece o guitarrista Barba. Ela chama o músico para participar tocando teclado em um projeto de banda. O primo de Rafaella é vizinho de Barba, o que facilitou o encontro dos dois. Na casa do guitarrista, Rafaella mostra duas músicas de sua autoria.

Estava formada a banda que inicialmente se chamaria Plebe. Barba seria então guitarrista, não mais tecladista. O músico traz para a banda um amigo que já tocara com ele em outra banda, Ícaro (Gordo), que assumiria o baixo. Rafaella chama então um baterista, também chamado Ícaro. Muito tempo ainda passaria para os primeiros ensaios. Durantes esse tempo, Barba começa a compor para banda.

Célio Vieira entra para a banda tocando violão logo no primeiro ensaio, mas permanece pouco tempo e não vê quando é escolhido o nome definitivo da banda: Travessia de Surdos (sugerido por Gordo), ou apenas TdS. Os primeiros ensaios foram em março de 2006. As músicas são de autoria de Rafaella e Barba. Rafaella já tocou em algumas bandas: Plebe e JMS; e também cantava em festas e casamentos. O baixista Gordo e o guitarrista Barba tocavam em uma banda cover dos Beatles chamada Coeficiente Alpha. O baterista Ícaro se apresenta tocando na noite em barzinhos e casas de show. Meses ensaiando, gravam um cd demonstração.

Quatro meses após o rompimento eles voltam exatamente um ano apos terem começado, agora com William no baixo, trazido pelo baterista. Esta formada a nova TdS.

· MAFALDA MORFINA

Teve início em Janeiro do ano de 2004, se propondo a fazer um “Pop Rock ‘n Roll” universal. Embarcaram nessa viagem os integrantes: Brenow – Bateria, Carla Keyse – Contra Baixo/Backing Vocals, Pedro Mafalda – Guitarra, Felipe Salt – Guitarra/violão/teclados e Luciana Lívia – Voz/Violão.

Quatro instrumentistas autênticos e afinados misturaram-se a uma vocalista carismática e talentosa. No que diz respeito às composições, é impossível não se deixar levar por empolgantes solos de guitarra, aliados a um vocal com timbre forte e marcante.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A tropa da elite

A última das unanimidades descartáveis é o culto da ultra-violência como resposta bestializada de uma classe média acuada.

Como é próprio de um subproduto da indústria cultural ao compartilhar orgulhosamente da manipulada mediocridade da massa, que indiferentemente será substituído por outro modismo qualquer, a onda é aderir à microfísica do poder. Só que pelo lado do cacete. A letra do Tihuana: "...osso duro de roer / pega um, pega geral..." retrata a estratégia consciente da intimidação generalizada pela violência marginal ou institucional, à escolha.

O curioso é que há mais ou menos uma década, a garotada aproximadamente da mesma idade, cantava com os malucões do Planet Hemp: "Legalize já / Uma erva natural não pode te prejudicar...". Professavam além do respeito ao livre arbítrio e ao debate democrático acerca do que seria ou não legítimo nas leis constituídas. Hoje grassa, inversamente, a virulência reacionária que iguala traficantes e usuários sob o tacão da brutalidade repressiva.

Das utopias coloridas e divertidas woodstocks embaladas pelas alegres cannabis dos descolados e bicho-grilos em geral, passou-se ao pesadelo dos escoteiros das fardas pretas, dos justiceiros de caras fechadas, com seus métodos fascistóides de tortura e extermínio sumário. Como se o combate à "corrupção" criasse uma aura de infalibilidade ariana que colocasse um batalhão da gestapo acima do bem e do mal. Na verdade não passa de uma das múltiplas faces que assume o poder corrupto. Corrupto porque engendrado pela corrupção. Porque não-republicano e sim arbitrário. Porque seleciona o povo pobre para uma "assepsia étnica".

Não se pode deixar de notar a hipocrisia dos guardiões da "ordem da moral e dos bons costumes" ao massacrar D2 e Cia. por conta da "apologia às drogas", não demonstrarem o mesmo empenho na desmistificação da "apologia à violência" que bombardeia a juventude vitimizada. Oh, mas isso seria plenamente justificável devido à imprescindível "guerra ao tráfico". Tal e qual o "grande irmão" de G. Orwell, mantém o noticiário que combina catástrofes e ufanismo, para manter a massa domesticada sob controle.

Não adianta nem riquinho querer fazer proselitismo ou manifestação "pela paz", para desencargo de consciência (e ainda, quem sabe, extrair uns dividendos eleitoreiros já que ninguém é de ferro), porque o problema é bem mais embaixo. Comecemos com uma perguntinha básica: qual o sistema econômico que gera as condições ideais para a disseminação marginal: favelas, presídios, cartéis internacionais, etc.?

E não se trata de "romantizar" ou abstrair o conflito em meio à confusão entre a denúncia e a tomada como modelo exemplar, que marca a distância entre o que o filme aparentemente quis dizer e o que a mídia quis entender (ou pelo menos uma espécie de "jornalismo" que prefere a superficialidade míope e desqualificada, em torno da irônica "pirataria"). Da aparente intenção da caricatura, o personagem se metarmofosea no "herói nacional" da truculência psicótica. A solução neurótico-repressiva que humaniza o algoz e desumaniza o lascado-com-tênis-importado (o que o transforma automaticamente num suspeito), só porque é pobre, preto e favelado (e que, portanto, não pode sequer aspirar consumir, quem dirá existir).

Quando é que se pretende parar de procurar a "culpa", pois ela sempre reside no "outro", e vai se partir efetivamente para uma discussão responsável das soluções viáveis? Medidas capazes de descerem dos altares e ganharem as ruas, não dependem somente de ações de governos, mas da capacidade da nação tomar para si o desafio de pautar a solidariedade, a justiça e a igualdade como parâmetros que devem progressivamente revolucionar a sua própria ética e sociabilidade.

Entre tiroteios sonoros, com a palavra Marcelo Yuka e o Rappa, com a autoridade de quem convive com o próprio martírio: "A minha alma está armada / E apontada para a cara / Do sossego / Pois paz sem voz / Não é paz, é medo... Às vezes falo com a vida / Às vezes é ela quem diz / Qual a paz que eu não quero conservar / Para tentar ser feliz..."

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

SHOW DE TRIBUTO



O blog Insert anuncia em primeira mão o show de tributo da banda Los Hermanos que está sendo produzido pelo fã clube: La Hermandad para comemorar o aniversário de 1 ano de existência do fã clube e para homenagear o grupo.


Esta é a segunda vez que o fã clube promove um show de tributo. A ideia desse show foi para que os fãs possam matar a saudades , já que a banda " deu um tempo" mas sem data ou confirmação de eles iriam voltar a tocar juntos.


  • O BLOG IRÁ DIVULGAR EM BREVE INFORMAÇÕES DAS BANDAS E A PROGRAMAÇÃO. - AGUARDEM !!



sábado, 13 de outubro de 2007

Hoje 3º e Último dia de Ceará Music com surpresa para o público

Até ontem estava confirmado o show do projeto Coca-cola com Paralamas do Sucesso e Nação Zumbi, mas não esperávamos pela grande surpresa que a organização do Ceará Music vai proporcionar logo mais, os dois grupos também vão receber no Palco Seu Jorge que vai fazer um mistura de samba, reggae, jongo, funk,rap e claro muito pop-rock. Esta é mais uma parceria que marca a sétima edição do Ceará Music, O show de Nação Zumbi deverá ter início às 22h.
Também passam hoje pelo Palco Brasilis:

RED RUN-19h

ENVERSO -19h20

NX ZERO -20h

NATIRUTS -21h

NAÇÃO ZUMBI -22h10

NAÇÃO + PARALAMAS + SEU JORGE-23h

PARALAMAS -23h30

PROJETO SOCIAL -00h30

RAPPA - 02h40

CACHORRO GRANDE -03h50

CACHORRO GRANDE + NANDO REIS -04h30

NANDO REIS -4h50

Cpm 22 e Babado Novo boa parceria?

Acompanhamos a coletiva de Imprensa dos caras do CPM 22 e depois da linda e graciosa Claudia Leite vocalista do Babado Novo. O Guitarrista Wally do Cpm afirmou "só estando Chapados" para terem assinado a parceria com o Babado Novo no projeto Estúdio Coca Cola. A polêmica continua, já que na produção do Estúdio Coca-Cola a Claudia Leite afirmou ter que impor limites para que a parceria não fosse tendenciosamente para o rock, ainda segundo ela o Babado Novo tava se permitindo muito, e deixando cair aos gostos dos garotos do Caixa Postal Mil e 22, no final tudo "rolou" bem pois realmente a proposta do Estúdio Coca-Cola era fazer uma fusão de estilos e bandas.
Deixamos a pergunta no ar, Foi boa a ideía de trazer Cpm 22 junto com Babado Novo para esta nova edição do Ceará Music?

Pirataria ou Divulgação?


Nunca um filme brasileiro causou tanta polêmica e rebuliço quanto o mais novo lançamento de José Padilha. Tropa de Elite, filme que mostra a realidade do BOPE(Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar), tem tudo pra se tornar a maior arrecadação de bilheteria na história do cinema nacional, e com um mérito incontestável de conquistar públicos diversificados. O longa que seria lançado no dia 12 de novembro, teve seu lançamento antecipado pro dia 5 no Rio e SP por conta da pirataria, que já comercializou mais de 1 milhão de cópias, segundo a produtora. Há quem acuse a produtora de jogada de marketing, já que a cópia pirateada não é a original. Mas fica a pergunta: Que repercussão teria o filme em sua pré-estreia sem a pirataria? A banalização da lei fica evidente na trama do filme, já que em todas as esferas da sociedade a corrupção mostra-se presente. Fato é que mesmo sem intenção, ironicamente Tropa de Elite, auxiliado pelos fortes tentáculos da pirataria teve a melhor divulgação possível a custo zero.

Blog Insert cobre a 7ª edição do Ceará Music


Ontem primeiro dia de Ceará Music ocorreu no Mucuripe Club com o FW/Electronic, onde os principais nomes da música eletrônica brasileira fizeram seus sets e levaram o público ao delírio, o destaque foi para as apresentações de Chris Db(CE) que dividiu pick-up com A-sides(UK) qual você confere a foto acima, Dj Marky e Dj Murphy, que sem dúvida toda vez que vêem ao Festival levam o público a loucura. Mas os sets mais esperados foram do britânico Martin Ten Velden e do Israelense Skazi qual apresentação foi ate os primeiros raios do famoso sol de Fortaleza.

Confira a programação de Hoje SEXTA-FEIRA:

MURANO (CE)

17h30 - 18h

COSTA A COSTA (CE)

18h – 18h30

STRIKE

20h40 – 21h40

CAPITAL INICIAL

18h40 – 19h20

CAPIM CUBANO

19h30 – 20h30

CPM22

21h50 – 22h50

BABADO NOVO

23h – 00h

CHARLIE BROWN JR

00h10 – 02h

MVBILL

com Charlie Brown

BIQUINI CAVADÃO

02h10 – 3h10


Foto: Chris DB by Lee Rodrigues

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Poderoso Amor


"Vamos fazer um filme / E hoje em dia, como é que se diz: 'Eu te amo'?" Legião Urbana

- A dica de cinema é o "Saneamento Básico" (Brasil, 2007). O filme é pura diversão com Fernanda Torres, Lázaro Ramos, Wagner Moura, Camila Pitanga, Tonico Pereira e Paulo José, em boas interpretações. Muito mais do que uma italianada caipira tentando fazer um vídeo para conseguir recursos para construção de uma fossa (ou "fosso"), a película é uma homenagem ao cinema. Trata-se de humor lúdico, mas sem deixar de ser crítico. Os temas da moda: política, superficialidade do showbusiness, exploração da imagem e da nudez, brigas e volatilidade de relacionamentos são o recheio, com cobertura de mensagem ecológica. Alvos da fina ironia do roteiro dirigido por Jorge Furtado. Depois da passagem do impagável "Paris Eu te Amo" pelos cinemas da cidade é o que se salva em meio aos blockbusters, enlatados e pastelões de sempre. A reedição de Pixote em "Querô" e os conflitos pai x filho do gangster Tsotsi em "Infância Roubada" também são boas pedidas, mas podem abalar os estômagos dos mais sensíveis. Serviço: Ora, deixem de preguiça... (Foto: divulgação)


Rápidas ambientais

- Dia 14 de setembro foi lançada oficialmente a 3ª edição da Conferência Estadual do Meio Ambiente na Assembléia Legislativa do Ceará, em cerimônia presidida pelo Vice-Governador Francisco Pinheiro e com a presença do representante do Ministério do Meio Ambiente Pedro Ivo Batista. O evento está previsto para os dias 13, 14 e 15 de dezembro e tem como tema central as mudanças climáticas.

- Seguem acontecendo as audiências públicas regionais da Conferência Estadual de Educação. Esta semana, 20 e 21 de setembro, o evento será na região do Cariri, no municípios do Juazeiro do Norte e Crato respectivamente e na próxima (dia 28) será no Centro-Sul, em Icó. As discussões se dão em torno de vários temas. Entre eles destacam-se: Ensino Fundamental e Médio, Educação Infantil, de Jovens e Adultos e Indígena.

- Por decisão judicial, a Câmara Municipal de Fortaleza volta a discutir a proposta de referendo sobre a Torre Empresarial Iguatemi.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Relato de um incansável



Cansei da playboyzada que vem mostrar a bunda e espancar empregadas.
Cansei de presidente de multinacional em Piauís imaginários.
Cansei de celebridades de caras-tristes-fingindo-que-a-gente-não-existe.
Cansei do moralismo hipócrita de gente suja e corrupta.
Cansei das privatizações da água, da energia, das telecomunicações e da mineração e siderurgia.
Cansei do patrimonialismo, do fisiologismo e do clientelismo na política.
Cansei da politicagem, de uma-mão-lava-a-outra-e-ambas-lavam-o-rosto.
Cansei de farsas e farsantes golpistas.
Cansei do consumismo e da concentração de renda.
Cansei de jornalistas vendidos e comprados.
Cansei de renovar concessões de empresas de manipulação midiática.
Cansei da ‘intelligentsia’ tecnocrática e suas "verdades científicas”.
Cansei de empreendimentos imobiliários dentro de parques de preservação ambiental.
Cansei de aquecimento global não ter nada a ver com produção e consumo.
Cansei dessa baboseira toda "politicamente correta".
Cansei de ficar na frente da tela do computador só praguejando.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Vôlei: outros aviões no céu


O país parou na manhã de quinta-feira, 19 de julho, diante das telinhas para espiar batalha da final de vôlei feminino do Pan, no Maracanãzinho. A euforia inicial da torcida cedeu lugar a um misto de decepção e revolta, ao ver a seleção brasileira deixar escapar a medalha de ouro para a cubana. Observo a espécie de catarse coletiva a minha volta, como se vencer fosse a única saída possível diante das conhecidas mazelas nacionais e escândalos de corrupção. Essa - chamemos assim - necessidade psicológica de afirmação da identidade nacional esbarrou na fatalidade. Infelizmente ela acontece, em que pesem as teses neo-idealistas hegelianas da programação neuro-lingüística, que atribuem ao poder da mente, a capacidade de, entre outras coisas, derrubar aeronaves.

Digo fatalidade, porque o jogo foi equilibradíssimo, com viradas excepcionais e seqüências de lances de tirar o fôlego. A vitória caberia perfeitamente a qualquer um dos lados. Isso porque não se viu corpo mole. Todas lutaram com empenho e dedicação. Um erro menor na técnica apurada, uma jogada de sorte qualquer, fez a diferença mínima entre os times. Assim como o pré-julgamento apressado em encontrar culpas e culpados no governo pelo acidente aéreo, a acomodação maniqueísta do tribunal sumário da “opinião pública”, enraizada pelas novelas globais e filmografia ianque, num instante desceu as atletas do panteão heróico e às conduziram ao depósito de lixo da vergonha nacional.

Além de se procurar não ferir a inteligência do povo brasileiro é preciso levar em consideração duas ordens de questões: Primeiro é que é muito mais fácil, do alto do sedentarismo das pessoas em geral, ficar torcendo do que jogando. Viver uma rotina de treino duro e intensivo, dieta balanceada, tensão pelas cobranças, etc. Ou seja, é prudente colocar-se no lugar de quem está na quadra, ou mesmo de seus familiares.

Segundo, Cuba tem uma grande equipe, e não deu moleza pras brazucas. Elas disputaram palmo-a-palmo com vontade de vencer. È impressionante a vitalidade esportiva desafiadora da pequenina ilha à sombra do gigante imperial. Lutamos contra um adversário respeitável, que já enfrentamos antes e que conhece bem o nosso estilo de jogo.

Portanto, Srs. e Sras., milhões de “técnicos” espalhados pelo Brasil, entendidos não só de futebol, dêem um desconto para as nossas jogadoras. Muito mais do que belos físicos, são mulheres extraordinárias, que merecem ser respeitadas e admiradas por representarem muito bem o país, com garra, determinação e, acima de tudo, espírito desportivo. Outros vôos virão.

sábado, 14 de julho de 2007

Resultado Geral e Final do 50º CONUNE

Depois de vários problemas de organização da Equipe de Organização e Assessoria de Imprensa do CONUNE, qual atrasou o credenciamento de imprensa universitária, e falta de estrutura para atualização destes meios de comunicação publicamos com 5 dias de atraso o Resultado final do 50º Congresso da UNE, qual manteve a hegemonia da UJS por pelo menos mais dois anos chegando a conta de 18 anos, entidade representativa de juventude ligada ao Partido Comunista do Brasil (PC do B).

Após 15 anos, uma mulher volta a ser presidente da UNE. Quem assume o cargo no lugar de Gustavo Petta é a gaúcha Lúcia Stumpf, 25 anos. Aluna do 7º período do curso de jornalismo da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas - SP), Lúcia é natural de Porto Alegre e será a quarta mulher a dirigir a entidade. A última a ocupar o cargo,foi Patrícia de Angeles, se elegeu em 1991.

A plenária final do 50º Congresso foi realizada no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, com a presença de um pouco mais de 4 mil estudantes de todos os estados do país, entre observadores e delegados (estudantes com direito a voto na eleição), representando cerca de 1.880 universidades de todo o país.

Do total de votos válidos (2.526), a chapa 11, que tinha Lúcia como candidata, conquistou mais de 65%, contabilizando 1.802 votos.

Disputavam outras 10 chapas inscritas, mas que não apresentaram candidato para a presidência. A chapa 10 teve totalizou 279 votos ficando na segunda posição . A chapa 7 conseguiu 232 votos. Já a chapa 9 saiu com 92 votos e a chapa 8 somou 73. As outras chapas juntas fizeram 14 votos. Foram registradosd 33 inválidos.

Nos próximos posts colocaremos mais detalhes de como foi esta plenária final.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

"BATALHAS DA LEI"


TV Cultura exibe especial sobre a Revolução de 32

Nesta segunda-feira, 9, comemora se 75 anos do Movimento Constitucionalista, e a TV Cultura exibe apartir das 20 um especial chamado "Batalhas da Lei". O programa foi produzido em parceria com a Assembléia Legislativa de São Paulo.
A proposta do Batalhas é relembrar o movimento nacional que culminou na Revolução de 32 e os 60 anos da reabertura da Assembléia Legislativa, fechada durante o Estado Novo, de Getúlio Vargas.


A Revolução Constitucionalista de 32 foi o maior confronto militar no Brasil no século XX. A guerra se espalhou por diversas cidades do interior do Estado de São Paulo, inclusive Amparo (Morro da Biquinha, Barreiro, etc.). Cerca de 35 mil homens de São Paulo enfrentam soldados da federação, formada por mais de 100 mil homens. Inferiorizados numericamente, os paulistas se rendem em outubro de 1932. Apesar da derrota paulista em sua luta por uma constituição, dois anos depois da revolução, em 1934, uma assembléia eleita pelo povo promulga a nova Carta Magna.
Dirigido por Nico Prado, o especial contará com um debate mediado pelo jornalista Heródoto Barbeiro e a participação, na platéia, de historiadores cientistas políticos, juristas e estudantes.
"Os que não fazem nada, não se equivocam jamais!"
Théodore de Banville.










terça-feira, 3 de julho de 2007

Lula desembarca nesta Terça em Fortaleza

Hoje a tarde o Governador CID Gomes receberá o Presidente Lula para a assinatura dos protocolos em relação a recursos federais para obras de saneamento básico em alguns municípios cearenses previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nesta recepção estará também a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins qual apreciará a assinatura dos protocolos qual beneficiará também a cidade de Fortaleza, a assinatura ocorre as 17 horas no Palácio Iracema como você poderá conferir na agenda completa no final da Matéria.
Ainda em Fortaleza Lula irá participar da abertura da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, encontro que deve reunir cerca de duas mil pessoas, entre especialistas, conselheiros de segurança alimentar e representantes dos governos estaduais, municipais e de outros 12 países participantes. Ao final o Presidente irá direto para a Base Aérea de Fortaleza de onde parte para Lisboa em Portugal onde aconteçe a Cúpula Brasil-União Européia.
Agenda do Presidente da república
Terça-Feira

09:00 - Despacho Interno
09:30 - Reunião - Coordenação
11:30 - Antonio Waldez Góes - Governador do estado do Amapá/AP
13:45 - Partida para Fortaleza/CE - Base Aérea de Brasília/DF
16:10 - Chegada à Base Aérea de Fortaleza/CE
16:20 - Deslocamento, em veículo, da Base Aérea de Fortaleza para
o Palácio Iracema
17:00 - Cerimônia de lançamento do PAC saneamento e urbanização
no estado do Ceará
Palácio Iracema
18:40 - Deslocamento, em veículo, do Palácio Iracema para o Centro de
Convenções Edson Queiroz
19:00 - Cerimônia de Abertura III Conferência Nacional de Segurança
Alimentar e Nutricional
Centro de Convenções Edson Queiroz - Av. Washington Soares, 1141
20:30 - Deslocamento para a Base Aérea de Fortaleza/CE
21:00 - Partida para Lisboa/Portugal
Base Aérea de Fortaleza

Programação OFICIAL do 50º Congresso da UNE

Veja a programação completa de debates, seminários, grupos de discussão e atos públicos que vão ocorrer durante o 50º Congresso da UNE. Personalidades políticas, artistas e intelectuais vão particpar das principais atividades do encontro, que será realizado na Universidade de Brasília, de 4 a 8 de julho. As caravanas de estudantes, vindos de todos os estados brasileiros, começam a chegar ainda na madruga da terça-feira (3). São esperados cerca de 10 mil estudantes.
-
04 de julho – quarta-feira
14h - Sessão solene em comemoração aos 70 anos da UNELocal: Senado FederalPresenças: Autoridades, personalidades e ex-presidentes da UNE.

05 de julho - quinta-feira
9h - Abertura do CongressoHorário: 9 hLocal: Centro Comunitário da UnB
• José Moroni – ABONG
• Luiza Rangel – ANPG
• Marina Santos – MST
• Thiago Franco – UBES
• Tymothy Mulholland – Reitor da UnB
• CONAM
• CUT

14h - PAINÉIS SIMULTÂNEOS
Novos rumos para a América LatinaLocal: Anf. 14 (ICC-Norte)
• Embaixada de Cuba• Luis Arza Valdés – OCLAE
• Márcia Campos - FDIM• Samuel Pinheiro Guimarães – Ministério das Relações Exteriores
• Valter Pomar – Sec. de RRII - PT

Alternativas para a construção de um projeto nacionalLocal: Anf. 17 (ICC-Norte)
• Aldo Rebelo – Deputado Federal/SP
• Ciro Gomes – Deputado Federal/CE*
• Ivan Valente – Deputado Federal/SP
• João Pedro Stédile – MST
• Ricardo Berzoini – Deputado Federal/SP
• Sérgio Rubens – Secretário Geral do MR8

Universidades pagas: Regulamentação e PL da UNELocal: Anf. 11 (ICC-Norte)
• Dra. Lia Carneiro – Ouvidoria da UNE
• João Paulo Bachur – MEC
• Madalena Guasco – CONTEE
• UNE

As Mudanças na Universidade PúblicaLocal: Anf. 13 (ICC-Norte)
• Arquimedes Ciloni - ANDIFES
• João Paulo Ribeiro - FASUBRA
• Maria do Céu de Lima - ANDES
• Maria Ieda Costa Diniz - MEC
• Thimothy Mulholland – Reitor da UNB

Os Direitos Humanos no BrasilLocal: Anf. 10 (ICC-Sul)
• Chico Alencar – Deputado Federal/RJ
• Iriny Lopes – Deputada Federal/SE
• Manuela D’avila – Deputada Federal/RS
• Tico Sta. Cruz – Vocalista do Detonautas

A necessidade de uma reforma políticaLocal: Anf. 8 (ICC-Sul)
• Dr. Joelson Dias - OAB
• Flavio Dino – Deputado Federal/MA
• Luiz Sergio – Deputado Federal/PE
• Plínio Arruda Sampaio – ex-deputado federal• Raul Pont – Deputado Estadual/RS

SEMINÁRIOS
14h - Seminário de C&T – Os desafios da Política energética – O BiocombustívelLocal: Anf. 18 (ICC-Norte)
• Agência Nacional do Petróleo
• Bautista Vidal - Físico
• Ministério da Ciência e Tecnologia• Rosana Pereira Mendes – Movimento dos Atingidos por Barragens
• TECHIO*

14h - Seminário de Saúde – A construção do direito à saúde no Brasil: Passado, presente e desafiosLocal: Anf. 16 (ICC-Norte)
• Desafio da Atenção Básica – Luis Fernando Sampaio (DAB/SAS/MS)
• Desafios da atenção especializada – José Noronha (SAS/MS)
• Evolução do Controle Social – Conselho Nacional de Saúde
• Histórico do SUS – Francisco Campos (SGETES-MS)

19h - Seminário de Saúde – Movimentos Sociais, Aids e Direitos Humanos: desafios e conquistas.Local: Anf. 15 (ICC-Norte)
• Afroatitude: a universidade somando forças no enfrentamento da epidemia - Juliano Gonçalves Pereira – UNIMONTES-MG
• Juventude, Aids e Controle Social – José Marcos de Oliveira - Conselho Nacional de Saúde
• Movimentos Sociais, Aids e Direitos Humanos: A construção social do direito à saúde no Brasil – Adriana Miranda, Universidade de Brasília, GAPA /DF

19h - GRUPOS DE DISCUSSÃO SIMULTÂNEOS
GD – ConjunturaLocais: BT – 027; BT – 048; BT – 072; BT – 102; BT – 123 (ICC-Sul)
GD – EducaçãoLocais: BT – 143; BT – 168; BT – 192; BT – 222 (ICC-SUL) e BT – 343(ICC-Centro)
GD – Estudantes Beneficiários do Prouni e FIESLocal: Anf. 13 (ICC-Norte)
GD – Assistência EstudantilLocal: Anf. 18 (ICC-Norte) .GD - ExtensãoLocal: BT- 594 (ICC-Norte)
GD – Exames de OrdemLocal: BT - 552 (ICC-Norte)
GD – Cotas e combate ao racismoLocal: Anf. 16 (ICC-Norte)
GD – Representação discente Local: BT – 620 (ICC-Norte)
GD – Luta pelo passe-livreLocal: Anf. 19 (ICC-Norte)
GD – Meia entradaLocal: BT – 648 (ICC-Norte)

06 de julho - sexta-feira

9h - PAINÉIS SIMULTÂNEOS
O PAC e o desenvolvimentoLocal: Anf. 14 (ICC-Norte)
• Alice Portugal – Deputada Federal/BA*
• Antonio Neto - CGTB
• Arthur Henrique - CUT
• IEDI*
• Luciana Genro – Deputada Federal/RS

As implicações do Plano de Desenvolvimento da EducaçãoLocal: Anf. 10 (ICC-Sul)
• Cristovam Buarque – Senador/ DF
• Juçara Freire – CNTE
• MEC
• Thiago Franco – UBES

Democratização dos meios de comunicaçãoLocal: Anf. 7 (ICC-Sul)
• Altamiro Borges - Jornalista
• Carlos Lopes – Hora do Povo
• Coletivo Intervozes
• Jorge da Cunha – Fundação Padre Anchieta
• Raimundo Pereira – Revista Reportagem

Meio ambiente: em busca do desenvolvimento sustentávelLocal: Anf. 11 (ICC-Norte)
• Cláudio Langone – ex-secretário executivo do Min. do Meio Ambiente e ex-presidente da UNE
• Cristiane Torloni – atriz (Movimento Amazônia para Sempre)
• Jean Marc – Coordenador da ASPTA e ex-presidente da UNE
• Marina Silva – Ministra do Meio Ambiente*
• Temistótelles Marcellos - CUT
• Vitor Fasano – Ator (Movimento Amazônia para Sempre)

Drogas: o debate atual no BrasilLocal: Anf. 13 (ICC-Norte)
• Marcelo Freixo – Deputado Estadual – RJ*
• Mauricio Fiore - NEIP
• Pedro Bodê de Moraes – UFPR
• Sérgio Vidal - GIESP

Políticas públicas de EsporteLocal: Anf. 16 (ICC-Norte)
• CBDU*
• Fábio Palácio - CEMJ
• Wadson Ribeiro – Secretário executivo do Ministério dos Esportes e ex-presidente da UNE*

SEMINÁRIOS
9h - Seminário de C&T – O financiamento da pesquisa no BrasilLocal: Anf. 8 (ICC-Sul)
• Dante Barone - CENAPET
• Luiza Rangel - ANPG
• Ministério da Ciência e Tecnologia
• UNE

9h - Seminário de Saúde - Desafios na formação em saúde para as necessidades do SUSLocal: Anf. 18 (ICC-Norte)
• Ana Estela Haddad - Deges/Sgetes/MS
• DENEM
• Helena Petta – Associação dos médicos residentes de SP
• Secretário de Educação Superior/ MEC – Ronaldo Mota

9 h - GRUPOS DE DISCUSSÃO SIMULTÂNEOS
GD – Cultura – O cuca e os pontos de culturaLocal: Anf. 06 (ICC-Sul)
• Manoel Correia – MINC
• CUCA
GD – A legalização do aborto e questões de gêneroLocal: Anf. 19 (ICC-Norte)
GD – Sou GLBTT e tenho orgulho: universidade e emancipaçãoLocal: BT-594 (ICC-Norte)
GD – Movimento estudantil Local: BT-222 (ICC-Sul) e BT – 343 (ICC-Centro)
GD – Comunicação do MELocal: BT-552 (ICC-Norte)
GD – Projeto Rondon e a defesa da AmazôniaLocal: BT - 620 (ICC-Norte)
GD – Inclusão Digital, Software livre e Liberdade do ConhecimentoLocal: BT – 648 (ICC-Norte)
GD – Juventude, participação e políticas públicas de juventudeLocal: Anf 15 (ICC-Norte)
• Danilo Moreira – Secretaria Nacional de Juventude
• Elen Marques Dantas – Conselho Nacional de Juventude

10h30 - Sessão de julgamento com ex-militantes estudantis – Comissão de anistia do Ministério da JustiçaLocal: Anf. 17 (ICC-Norte)

15h – CONCENTRAÇÃO E SAÍDA DA PASSEATA “Verás que um filho seu não foge à luta” - Romper as amarras do desenvolvimento – Por mudanças na política econômica!Local: Museu Nacional Honestino Guimarães

19h - Exibição do Filme Batismo de SangueDebate com a participação do diretor Helvécio Ratton, do ator Caio Blat e do representante do Ministério da Justiça.Local: Anf. 17 (ICC-Norte)

22h - Programação Cultural - Show

07 de julho – Sábado

9h ao 12h - Plenária FinalLocal: Ginásio Nilson Nelson

10h - Ato em homenagem a Honestino Guimarães Presença familiares Honestino Guimarães

14h às 20h - Plenária FinalIntervenção – Comitê Nacional Pela Anulação do Leilão da Cia. Vale do Rio DoceIntervenção – OCLAE

22h - Programação Cultural - Show

08 de julho – domingo

9h às 11h - Convenção de Chapas

11h - Plenária Final - Eleição da Diretoria

domingo, 1 de julho de 2007

A Equipe INSERT, irá cobrir o 50º Congresso da UNE em Brasília

Cerca de 10 mil estudantes de todas as regiões do país vão participar do maior encontro organizado da juventude brasileira; Congresso vai eleger novo presidente e comemorar os 70 anos da entidade

Como descrever o Congresso da UNE? Imagine um mar de bandeiras, cartazes, faixas de todas cores e dizeres. Finja escutar palavras de ordem, ressonando em coros com muita vontade e convicção. Sinta o calor do encontro de idéias, por vezes semelhantes, por vezes completamente opostas. Se enxergue no lugar de quem quer melhorar o Brasil e você estará lá a partir de nossa cobertura.

Tudo isso acontecerá novamente, pela 50ª vez, entre os dias 4 e 8 de Julho na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. Cerca de 10 mil jovens de todas as regiões participarão do maior encontro organizado da juventude brasileira e principal fórum de deliberação do movimento estudantil. O Congresso da UNE (Conune) vai eleger a nova diretoria da entidade, definindo seus rumos para os próximos dois anos.

Além dos delegados (estudantes eleitos nas universidades), participarão observadores credenciados, além personalidades políticas e convidados. A programação do Conune inclui debates, painéis, plenárias, atos públicos, passeatas e diversas atividades culturais.

70 Anos da UNE

O Congresso da UNE acontece às vésperas do aniversário de 70 anos da entidade, que será comemorado em 11 de agosto. Segundo o presidente da UNE, Gustavo Petta, o encontro será carregado de simbolismo:

"O Congresso vem coroar as comemorações do nosso aniversário, com homenagens e atos públicos. Nesses 70 anos, o movimento estudantil foi além de sua conhecida atuação política e educacional se aproximou das principais bandeiras de lutas das mulheres, contra a homofobia, da luta anti-racista e pela democratização dos meios de comunicação", afirma.
O amadurecimento da entidade e a ampliação de suas bandeiras acontecem em sintonia com as mudanças no próprio CONUNE que, segundo Petta, será o mais democrático da história: "Este Congresso vem consolidar um processo que se iniciou há algum tempo, de mudanças na estrutura dos fóruns de discussão do movimento estudantil, garantindo maior participação dos universitários nas decisões sobre os rumos da UNE", disse.

Homenagens

O Congresso da UNE começa com uma sessão solene no Senado Federal, no dia 4 de Julho, às 14hs, em homenagem aos 70 anos da maior entidade estudantil do país, que serão comemorados no próximo dia 11 de agosto. Participarão ex-presidentes da UNE de diversas fases, além de ministros, deputados, senadores e autoridades do Distrito Federal.

No dia 7 de Julho, acontece um ato político dos 70 anos da UNE com a presença de Irum Santana, um dos fundadores da entidade, além de políticos, ex-líderes estudantis e familiares de estudantes desaparecidos durante o regime militar.

Debates

A UNE sempre traz, para seus encontros, discussões relacionadas ao desenvolvimento nacional e ao futuro do país. Os debates desta edição do Conune terão a presença de especialistas de diversas áreas, autoridades, intelectuais e acadêmicos.
Alguns dos temas do 50º Conune são Conjuntura Política, América Latina, Ciência e Tecnologia, Reforma Política, Saúde, Racismo, GLBTT, Esporte, Meio Ambiente e Direitos Humanos. Os debates acontecem nos dias cinco e seis de julho, na UnB.

Educação

Os principais temas relacionados à Educação que estarão em pauta no Congresso da UNE são a Reforma Universitária, as políticas de Assistência Estudantil na universidade brasileira , o sistema de Cotas, a mercantilização do Ensino Superior e a regulamentação do Projeto de Lei 6489/06, também conhecido como PL da UNE, que implanta medidas de controle no aumento das mensalidades do ensino particular.

Os debates do Congresso da UNE também irão abordar a questão do direito à meia-entrada estudantil em eventos culturais e esportivos, além do acesso ao Passe Estudantil no transporte público das grandes cidades.

Eleição da nova diretoria da UNE

O 50º Congresso da UNE teve um novo sistema de eleição da diretoria da entidade, aprovado no último CONEB e reafirmado no Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg). Os delegados são estudantes eleitos nas universidades para representar os alunos de cada instituição de ensino. Ao invés da eleição ser feita por curso (como aconteceu nos congressos passados), agora é realizada por universidade, por meio de votação em urnas.

A eleição da UNE é realizada de forma congressual, semelhante ao que ocorre em outras entidades como OAB, CUT e CNBB. De modo a fortalecer a rede do movimento estudantil, as chapas se organizam em teses apresentadas, amplamente discutidas e, finalmente, eleitas na plenária final do Congresso. Durante esta plenária, que acontece no último dia do encontro, são votadas as propostas consensuais, divergentes e, por fim, os estudantes então elegem o novo presidente e a composição da diretoria para os próximos dois anos. A diretoria é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obteve na votação.

Universidade de Brasília

Após três edições seguidas na cidade de Goiânia (GO), o Congresso da UNE será realizado na capital federal. Além de ser o centro político do país, Brasília abriga uma universidade pública cheia de história com a educação brasileira e o movimento estudantil, a Universidade de Brasília (Unb).
Criada em 1962, Ela foi idealizada pelos educadores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. O projeto inicial previa a integração de Institutos Centrais e Faculdades. Entretanto, o sonho de uma universidade completamente inovadora foi abafado pela ditadura militar. As invasões ocorridas na UnB entre 1964 e 1968 esvaziaram o campus. De uma só vez, 209 professores (79% do total na época) pediram demissão em resposta às perseguições sofridas no regime.

Honestino Guimarães

A Universidade de Brasília é onde estudou um dos mais importantes líderes da luta estudantil brasileira. Honestino Guimarães foi presidente da UNE no momento mais difícil desses 70 anos da entidade. Isso aconteceu entre 1969 e 1973, durante o regime militar, quando o movimento estudantil estava completamente na ilegalidade e seus líderes eram perseguidos e presos pela ditadura. Honestino Guimarães foi preso em 1973 e, desde então, não foi mais visto.
Durante o Congresso da UNE, haverá o lançamento de um filme sobre a história de Honestino, produzido pelo Instituto CUCA (Circuito Universitário de Cultura e Arte) além de um ato político com a presença de familiares e ex-companheiros do estudante.

Cobertura

A Equipe INSERT, estará cobrindo cada evento, cada atividade durante os quatro dias de Congresso da União Nacional dos Estudantes, você poderá acompanhar estas notícias todos os dias, na atualização do Blog que será feita sempre as 18 horas.


Créditos: Parte do Texto foi escrito pela assessoria de imprensa da UNE

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Referendo Já


A Central Única dos Trabalhadores, Central de Movimentos Populares, Federação de Bairros e Favelas, Associação Alternativa Terrazul, Movimento dos Conselhos Populares, União Nacional dos Estudantes, entre outras entidades representativas, promovem nesta sexta-feira, 22, às 16h, na esquina das Avs. Pe. Antonio Tomas com Eng. Santana Júnior, nova manifestação em defesa do Parque do Cocó, diante da iminente construção da Torre Empresarial Iguatemi. Os movimentos sociais pedem a realização de um referendo para a população ter o direito de decidir se aceita ou não a construção do edifício em tal local.

O Rio Cocó constitui-se numa importante bacia hidrográfica de cidade, e possuidora de relevantes atributos ambientais, como: o escoamento de águas em períodos de chuva, ou seja, a prevenção de enchentes; o lazer de nossos cidadãos e equilíbrio térmico da região leste de nossa capital, dentre outros. A sua área de aproximadamente 485km², com o rio principal apresentando um comprimento total de cerca de 48km possui uma rica diversidade de flora e fauna. O mangue constitui-se num berçário de grande número de espécies da fauna marinha e da fauna continental apresenta grande importância para a manutenção do equilíbrio sedimentar da zona litorânea (minimizando assim a existência de processos erosivos) e para a alimentação do lençol freático. O manguezal do Rio Cocó é também preservado pelo Código Florestal brasileiro, que determina a vegetação de mangue como sendo área de preservação permanente, na qual nenhum tipo de ocupação urbana ou de outra natureza pode ocorrer. O manguezal é ainda fundamental para o controle das cheias e enchentes que ocorrem nos períodos chuvosos, pois impede que a água extravase o leito do rio e inunde as áreas urbanas adjacentes. A presença da vegetação cria ainda condições climáticas caracterizadas por umidade e ventilação, fatos que propiciam a existência de climas urbanos confortáveis no seu entorno.

Leia mais em: http://www.referendoja.blogspot.com/

terça-feira, 19 de junho de 2007

Um Pedacinho do Japão bem perto de nós.

Vai um pouquinho de sushi ae??


Quem passa pelo bairro da Maraponga não pode deixar de conhecer um pedacinho do Japão. Trazida do Japão pelo Sr. Shinzo Ohama, a Igreja Tenrikyo comemorou no último dia 10 de junho 20 anos em Fortaleza.

O evento contou com a presença do Rev.Sr. Shinya Kimura, 9º condutor da Igreja-Mô Kita Daikyokai de Osaka, Japão.
Além da Cerimônia tradicional, houve uma excelente recepção, com direito a uma bela feijoada e um grupo de samba, para unir ainda mais as tradições nipo-brasileira.

A Igreja fica localizada na Rua Altair, 200 – Maraponga ( paralela a Avenida Godofredo Maciel), tendo sua missa diária ás 05h30min da manhã e 17h30min da tarde e sua Cerimônia principal no primeiro domingo de cada mês, a partir das 09h30min da manhã.
E é claro, depois da cerimônia principal, sempre há uma confraternização, com comidas típicas japonesas.

Além da agradável presença do Kaityo Sama, como é chamado o Sr. Ohama, a igreja fica em meio a um belo jardim e uma grande area verde, sua arquitetura típica japonesa nos transporta a esse país de tantas historias.

Durante o dia 1º a 7 do mês de julho estará aberto a colônia de férias pra crianças de 5 a 12 anos. Oferece-se também cursos de Doutrina, de instrumentos musicais japoneses, e também dança típica.

Não deixe de apreciar esse magnífico lugar que traz uma mensagem de paz e harmonia, e de aprender um pouco mais sobre o Japão.

Tocha RIO 2007 passa por Fortaleza

A Chama Pan-americana chegou no Sábado pela manhã, dia 16 de junho, a Fortaleza, 17ª cidade brasileira no percurso iniciado em Santa Cruz Cabrália e 12º. ponto de passagem pelo Nordeste, em sua viagem rumo ao Rio de Janeiro.

No aeroporto Internacional Pinto Martins, Bernard Rajzman, ex-campeão de vôlei e um dos Embaixadores do Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007, entregou a Lanterna com a Chama Pan-americana para o Secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu.
A Comitiva que acompanhou a Chama Pan-americana até a cidade, a bordo do Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu na cerimônia de boas-vindas um dos mais típicos souvenirs da região: uma garrafinha com amostras de areia colorida de várias de suas praias mais famosas, formando as palavras “Rio 2007”.

As formas alternativas de condução da Tocha Pan-americana foram uma atração à parte no Revezamento dos Jogos Rio 2007 em Fortaleza. Nos jardins da Universidade Federal do Ceará, em Benfica, a professora e nadadora Hedla Lopes foi içada em um guindaste para entregar a Tocha Pan-americana na sacada do prédio ao Reitor Luís Carlos Saunders. De lá ela desceu aos jardins em uma tirolesa.

A Tocha Pan-americana foi conduzida na cidade ainda a cavalo, pelas mãos de Raimundo Daiso Rodrigues Filho, Capitão de Cavalaria do Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar do Ceará. E também em uma bicicleta, pelo atleta de ciclismo olímpico Jardel da Silva Moura, que foi até a Câmara Municipal entregar a Tocha Pan-americana ao presidente Tim Gomes.

O perfil diversificado dos Condutores também foi atração no Revezamento da Tocha Pan-americana na capital. No grupo, estiveram o gari Raimundo Damião dos Santos, que participa de diversas competições de atletismo, incluindo a Corrida de São Silvestre, a índia Rita de Cássia Cruz do Nascimento, que desfilou com pintura e trajes típicos, acompanhada por vários tapebas de sua tribo, e Miguel Ângelo de Azevedo, pesquisador de música e escritor, último a conduzir a Tocha Pan-americana. Entre os atletas, foram destaque a levantadora da Seleção brasileira de vôlei que disputará os Jogos Rio 2007, Carolina Albuquerque; o campeão mundial de karatê, Francisco Ossian Grangeiro; e o campeão asiático de triatlon, Maurício de Carvalho.

Depois de passar por boa parte da cidade a Tocha Pan – Americana chegou as 18:00 na praça do Ferreira onde foi recebido calorosamente pela população, o último condutor Miguel Ângelo passou a Tocha já no palco para as autoridades presentes, quais realizaram a cerimônia de celebração da Tocha e acenderam a Pira Pan – Americana, após esta a celebração a Tocha já novamente em formato de lanterna se despediu de nossa cidade deixando saudades e se dirigindo ao Piauí.

Fotos: Cerimônia de Celebração da Tocha e Antes da Celebração Tarcísio Filho

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Coelce = Moedor de carne

D. Eliete é empregada doméstica e reside na Água Fria. No dia 04 de maio ela ligou para o Serviço de Teleatendimento da Coelce (9090-8811-6000), e pediu que um técnico visitasse sua residência para verificar as instalações elétricas, pois estranhou a alta no valor cobrado na sua conta de luz. A pessoa que a atendeu informou que ocorreria a visita em “no máximo 10 dias”. D. Eliete perguntou se poderia especificar a data do atendimento, pois mora sozinha e trabalha como diarista e poderia ser prejudicada por passar todo o período em casa aguardando pelo técnico. A resposta foi negativa.

No dia 07 de maio, novo telefonema. O argumento de que é inaceitável que a programação da equipe que faz esse tipo de serviço não possa ser informada ao público, não obtém efeito. A atendente permanece impassível e ainda acrescentou que vários clientes apresentam a mesma queixa. Por fim, asseverou: “Se quisesse, procurasse a Ouvidoria ou a Agência Reguladora”.

No dia 14 de maio, D. Eliete completou 10 dias sem trabalho e sem que o funcionário aparecesse. D. Eliete voltou a ligar para o Teleatendimento para saber por que, decorrido o prazo estabelecido pela própria Coelce, não teve seu pleito atendido. A resposta que obteve foi a de que deveria ligar no dia seguinte. Ela pediu que cancelasse o pedido, pois não poderia aguardar mais.

A Ouvidoria da Coelce foi acionada, mesmo assim, até hoje a empresa não foi capaz de resolver o assunto. D. Eliete, por outro lado, recebeu um documento da Coelce informando que o técnico esteve no seu endereço e, no entanto, ela não se encontrava na hora!

Esta semana a Coelce está apresentando o seu balanço financeiro positivo da ordem de R$ 298 milhões, ou seja, lucro líquido 58% maior do que o do ano passado. Trata-se de um “Relatório de sustentabilidade”, segundo ela. Sustentabilidade só se for de seus lucros, resultado da sanha benevolente privatista neoliberal tucana, ávida por beneficiar os interesses econômicos do grande capital. Um dos “presentes” como disse o presidente da Fiec em recente cerimônia, ao referir-se à Siderúrgica, como o empresariado cabeça-chata se acostumou a ser beneficiário.

Com esse papo de “sustentabilidade” a Coelce tenta contornar a imagem de insensibilidade e exploração que marcam a lembrança do povo cearense. Ela já foi apelidada de “fábrica de mortes” pelo Sindicato dos Eletricitários, devido às condições de trabalho precárias e terceirizadas que levaram à morte dezenas de trabalhadores. Além disso, a Coelce se apressa em cortar a energia de quem está em atraso, até de quem depende de aparelhos para sobreviver, e não tem a menor eficiência quando é requisitada por seus usuários para prestar um atendimento adequado e um serviço que beneficia as comunidades.

Como a D. Eliete mora numa casa de tijolo numa favela, ela tem esperança de ver sua situação regularizada. A Coelce andou cortando ligações de barracos próximos ao seu. “Quem sabe era furto de energia?”, diz, enquanto olha pro céu e aguarda a conta deste mês.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Resultado da Eleição do DCE - UFC

Foram divulgados ontem as 18:30 na sede Centro do Diretório Central dos Estudantes da UFC o resultado geral das Eleições que aconteceram dias 4,5 e 11 de Junho. Como relatado neste blog esta semana esta foi uma tríplice eleição ou seja, foram realizadas três eleições em uma só, tais para DCE, Conselheiros para os Conselhos Superiores e Delegados para o 50º Congresso da UNE.

RESULTADO PARA DCE

1º LUGAR Chapa 3 - Agora só falta você (Mudança + Independentes) 2865 votos - 47,93%
2º LUGAR Chapa 1 - A Correnteza (PCR) 1111 votos - 18,59%
3º LUGAR Chapa 6 - Amar e mudar as coisas (PSOL) 942 votos - 15,76%
4º LUGAR Chapa 5 - Um passo a frente (UJS) 731 votos - 12, 23%
5º LUGAR Chapa 2 - Letra e Lutas (Reconquistar a UNE) 178 votos - 2,98%
6º LUGAR Chapa 4 - Vou bulir com tu (MH2O) 150 votos - 2,51%

RESULTADO PARA OS REPRESENTANTES NOS CONSELHOS

Chapa 1 - A Correnteza(PCR) 1151 votos - 19,72% - 3 representações no CEPE e 1 no CONSUNI
Chapa 3 - Agora só falta você (Mudança+Indenpenden tes) 2803 votos - 48,01% 4 representações no CEPE, 2 CONSUNI e CONCUR
Chapa 4 - Vou bulir com tu (MH2O) 181 votos - 3,10% - nenhum
Chapa 5 - Um passo a frente (UJS) 725 votos - 12, 42% 1 representante no CEPE e 1 no CONSUNI
Chapa 6 - Amar e mudar as coisas (PSOL) 978 votos - 16,75% 1 representante no CEPE e 1 no CONSUNI

RESULTADO DELEGADOS PARA O 50º CONUNE

1º LUGAR Chapa 3 - Agora só falta você (MUDANÇA) 2685 votos - 46,02% Faz 9 delegados
2º LUGAR Chapa 1 - A Correnteza (PCR) 1095 votos - 18,77% Faz 4 delegados
3º LUGAR Chapa 6 - Amar e mudar as coisas (PSOL) 888 votos - 15,22% Faz 3 delegados
4º LUGAR Chapa 5 - Um passo a frente(UJS) 681 votos - 11,67% Faz 2 delegados
5º LUGAR Chapa 2 - Letra e Lutas (Reconquistar a UNE)187 votos - 3,20% Faz 1 delegado
6º LUGAR Chapa 4 - Vou bulir com tu (MH2O) 153 votos - 2,62% Não fez nenhum delegado
7º LUGAR Chapa 7 - Kizomba 146 votos - 2,50% Não fez nenhum delegado

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Hoje será definido o novo DCE da UFC

Depois de muitos ânimos alterados e de muitos incidentes hoje termina a eleição que definirá a re-eleição da atual gestão do DCE, ou o início de uma nova gestão.

Segundo o edital esta eleição será para eleger a nova Gestão do DCE, representantes estudantis nos conselhos superiores da UFC e delegados para o 50º Congresso da União Nacional dos Estudantes.

Teve início no dia 4 de junho e se estenderia até a última quarta-feira dia 6, más um incidente ocorrido na madrugada de Terça-feira para quarta levou a Comissão Eleitoral suspender o processo eleitoral, no dia seguinte quarta foi puxada uma reunião extraordinária do CEB (Conselho de Entidades de Base, qual tem representantes dos Diretórios Central, Acadêmicos e Centros Acadêmicos da UFC), onde seria decidida entre duas propostas: Primeira proposta feita pela chapa da situação na qual solicitava o a transferência do último dia eleitoral não realizado para hoje Segunda-feira, e a segunda proposta vinha das outras cinco chapas qual pediam o cancelamento ou impugnação da eleição. A primeira proposta passou pelo conselho por 24 a 11 votos.

Hoje a eleição segue até as 22 horas, onde depois todas as urnas seguirão para a sede do DCE que se localiza na Praça da Bandeira, onde primeiramente se realizará um nova reunião do CEB e após a contagem dos votos, a previsão é que o resultado final sai amanhã Terça-Feira as 11 da manhã.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Todo Carnaval Será que Tem seu Fim??

“O Vencedor”. Essa foi a música que Camelo e Amarante do Los Hermanos escolheram para abrir a primeira noite de despedida, na madrugada de ontem quinta-feira (7). Outros dois shows, hoje sexta e amanhã sábado (9), vão marcar o recesso por tempo indeterminado do grupo.

Na Fundição Progresso, na Lapa, no Centro do Rio, Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Bruno Medina e Rodrigo Barba empolgaram e emocionaram as 5 mil pessoas vindas de todo o Brasil que lotaram a casa. Muitos aguardavam na fila desde às 16h,para o show extra, com ingressos esgotados há três semanas, marcado para meia-noite.

O quarteto tentou evitar o clima de despedida. As duas únicas interrupções foram para agradecer ao público, “Obrigado pela presença magnífica de vocês”, disse Camelo, já depois da oitava música. “Não preciso nem dizer que está muito bonito”, completou Amarante, quatro canções depois.

Foram 25 sucessos em 1h50 de espetáculo, com um pouco de cada fase da banda. Da brincadeira de “Cadê teu suín?” e o romance de “Casa pré-fabricada”, à melancolia de “Dois barcos”.
Em compensação, "Anna Júlia", que os levou às paradas de sucesso no início da carreira e passou anos renegada, de fora do repertório das turnês, foi tocada. O hit fez a galera gritar e pular com a emoção do começo.Mas, para alegria de uns e tristeza de outros, esse pode ser o começo do fim. Ou melhor, do hiato, como eles gostam de chamar a pausa, sem data marcada para terminar, do trabalho em conjunto. A ameaça de poder ser a última vez de vê-los juntos no palco emocionou os fãs em versos como “Todo carnaval tem seu fim. É o fim! É o fim!”, de “Todo carnaval tem seu fim”, e, em “Morena”, com “Até o fim raiar”.

Veja a sequência das músicas tocadas no primeiro show de despedida

1 - O vencedor
2 - Além do que se vê
3 - Todo carnaval tem seu fim
4 - Casa pré-fabricada
5 - Onze dias
6 - Morena
7 - Fez-se mar
8 - O vento
9 - Último romance
10 - Um par
11 - Descoberta
12 - Retrato pra Iaiá
13 - Do sétimo andar
14 - Condicional
15 - Cara estranho
16 - Deixa o verão
17 - A outra
18 - Cadê teu suín?
19 - Sentimental
20 - Anna Júlia
21 - De onde vem a calma?
22 - Dois barcos
23 - Primeiro andar
24 - Quem sabe
25 - A flor
Créditos: Parte do Texto do Portal Globo.com, Foto: Portal Globo.com

quinta-feira, 31 de maio de 2007

S.O.S PARQUE DO COCÓ

S.O.S Mangue de Fortaleza


Nesta quinta-feira, dia 31 de maio, ás 9h, em frente a Câmara Municipal de Fortaleza houve uma manifestação a favor da instalação do Referendo sobre o empreendimentoTorre Empresarial Iguatemi(prédio de 15 andares) na área do Parque do Cocó.
Esta é mais uma obra do Grupo Jereissati entre outras que ameaçam o parque. Importante lembrar que PREFEITURA licenciou o Iguatemi Empresarial e ainda tem outro projeto para a AV.JUAREZ BARROSO que também traz impactos sobre o mata nativa. Além destas obras, diversos edifícios estão invadindo progressivamente áreas do manguezal.
O Parque do Cocó é símbolo da luta do movimento ambientalista de Fortaleza, que precisa rever e deter urgentemente a destruição ocasionada pelas obras públicas e privada.

Durante o mês de junho haverá varias mobilizações para rever o exercício da cidadania e concientização ecológicas nos dias:

03/06(Domingo) – 08h30minh – PIQUENIQUE NO PARQUE DO COCÓ (Avenida Engenheiro Santana Júnior c/Pe.Antonio Tomas) VÁRIAS ATRAÇÕES e BRINCADEIRAS, levem sua cesta com água e alimentos.

04/06(Segunda) – 15h30minh - CORTEJO pelo CENTRO da CIDADE (Concentração na Praça do BNB).

05/06(Terça) – 08h00minh - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE ABRAÇO AO COCÓ (concentração na Avenida Engenheiro Santana Júnior c/Pe.Antonio Tomás).

Movimento S.O.S COCÓ
sos-coco@googlegroups.com

Pitty e D2 agitam Fortaleza neste Sábado

A Baiana roqueira Pitty retorna a Fortaleza no dia 2 de junho em turnê do seu disco anacrônico e traz consigo nada mais nada menos que Marcelo D2 para fazer tremer o Siará Hall com seus hits mais tocados nas rádios "1967" e "vai vendo".

O preço dos ingressos são R$ 25,00 (pista "2º lote"), R$ 60,00 (camarote 1º piso) e R$ 50,00 no 2º piso todos individuais, vendas nas bilheterias do Siará Hall.

Os dois tiveram na cidade pela última vez no Ceará Music em outubro do ano passado, qual o show da Pitty na quinta-feira foi até o amanhançer, também considerado um dos melhores shows da edição 2006 do evento.

Serviço: Os shows serão abertos pela Banda Enverso, Pitty sobe ao palco as 23:30 e Marcelo a substitui a partir de 01:30 da manhã

Amanhã começa a venda do 1º Lote de ingressos do Ceará Music

A partir de amanhã sexta-feira, dia 1º de junho, os que gostam de ser os primeiros a comprar o Brazuca vão poder comprar os ingressos do 1º Lote do Ceará Music, que acontecerá dia 11 no Mucurip Club e de 12 a 13 de outubro no Marina Park onde curtirão muito pop rock e música eletrônica.

As vendas dos ingressos acontecem na loja Skyler, do shopping Iguatemi.

O primeiro lote do Brazuca, ingresso que vale para os três dias de festival, pode ser adquirido em seis parcelas de R$ 14,00 a meia-entrada. Informações: 3230.1917.

Esta será a sétima edição do Ceará Music que se consagrou como o maior festival de pop rock do país depois que o Rock in Rio foi para Lisboa.Grandes nomes nacionais e internacionais já subiram aos dois palcos Brasilis e vários DJs Top´s do país e do mundo também já fizeram muita gente pular e suar com seus sons no FW/Eletronic, que sempre aconteçe a aparte no Mucuripe Club.

Como a organização do Ceará Music sempre trás surpresas nas novas edições do evento, aguardaremos as novas novidades nesta nova contagem regressiva para os três dias de evento, mais notícias do evento estaremos informando aqui no nosso blog.
Foto: Show dos Los Hermanos no Ceará Music 2006, de Tarcísio Filho

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Policiais ou Paquitos?


A polêmica foi lançada e eu que não vou ficar fora dessa!A quantidade de artistas que o nosso estado possue é enorme, pena que poucos recebem reconhecimento nacional e muito menos internacional.O querido e brilhante estilista Lino Villaventura, cearense e nada mais nada menos que "O homem que desenha as roupas da rainha Xuxa" representa muito bem nosso estado por ai a fora utilizando de elementos de nossa cultura como inspiração e peças de artesanato como matéria prima de muitas de suas criações.Recentemente Lino recebeu o convite do nosso governador eleito Cid Gomes para assinar a linha de roupas que os policiais da tão esperada "Ronda do Quarteirão" irão vestir.Parece piada, mas não é! Acho louvável a contratação de pessoas da terra para o exercício de determinadas funções principalmente ligadas ao estado.Só falta agora o Cid exigir que os policiais pintem os cabelos de loiro pra ficarem mais parecidos com os Paquitos e Paquitas da Xuxa.
Governador, o povo cearense está esperando até agora o senhor começar a exercer as funções que o seu cargo demanda e deixar de futilidades, pois disso o povo já está cheio!
Creative Commons License
Esta obraestá licenciada sob uma Licença Creative Commons.