A Chama Pan-americana chegou no Sábado pela manhã, dia 16 de junho, a Fortaleza, 17ª cidade brasileira no percurso iniciado em Santa Cruz Cabrália e 12º. ponto de passagem pelo Nordeste, em sua viagem rumo ao Rio de Janeiro.
No aeroporto Internacional Pinto Martins, Bernard Rajzman, ex-campeão de vôlei e um dos Embaixadores do Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007, entregou a Lanterna com a Chama Pan-americana para o Secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu.
A Comitiva que acompanhou a Chama Pan-americana até a cidade, a bordo do Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu na cerimônia de boas-vindas um dos mais típicos souvenirs da região: uma garrafinha com amostras de areia colorida de várias de suas praias mais famosas, formando as palavras “Rio 2007”.
As formas alternativas de condução da Tocha Pan-americana foram uma atração à parte no Revezamento dos Jogos Rio 2007 em Fortaleza. Nos jardins da Universidade Federal do Ceará, em Benfica, a professora e nadadora Hedla Lopes foi içada em um guindaste para entregar a Tocha Pan-americana na sacada do prédio ao Reitor Luís Carlos Saunders. De lá ela desceu aos jardins em uma tirolesa.
A Tocha Pan-americana foi conduzida na cidade ainda a cavalo, pelas mãos de Raimundo Daiso Rodrigues Filho, Capitão de Cavalaria do Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar do Ceará. E também em uma bicicleta, pelo atleta de ciclismo olímpico Jardel da Silva Moura, que foi até a Câmara Municipal entregar a Tocha Pan-americana ao presidente Tim Gomes.
O perfil diversificado dos Condutores também foi atração no Revezamento da Tocha Pan-americana na capital. No grupo, estiveram o gari Raimundo Damião dos Santos, que participa de diversas competições de atletismo, incluindo a Corrida de São Silvestre, a índia Rita de Cássia Cruz do Nascimento, que desfilou com pintura e trajes típicos, acompanhada por vários tapebas de sua tribo, e Miguel Ângelo de Azevedo, pesquisador de música e escritor, último a conduzir a Tocha Pan-americana. Entre os atletas, foram destaque a levantadora da Seleção brasileira de vôlei que disputará os Jogos Rio 2007, Carolina Albuquerque; o campeão mundial de karatê, Francisco Ossian Grangeiro; e o campeão asiático de triatlon, Maurício de Carvalho.
Depois de passar por boa parte da cidade a Tocha Pan – Americana chegou as 18:00 na praça do Ferreira onde foi recebido calorosamente pela população, o último condutor Miguel Ângelo passou a Tocha já no palco para as autoridades presentes, quais realizaram a cerimônia de celebração da Tocha e acenderam a Pira Pan – Americana, após esta a celebração a Tocha já novamente em formato de lanterna se despediu de nossa cidade deixando saudades e se dirigindo ao Piauí.
Fotos: Cerimônia de Celebração da Tocha e Antes da Celebração Tarcísio Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário