Após 15 anos, uma mulher volta a ser presidente da UNE. Quem assume o cargo no lugar de Gustavo Petta é a gaúcha Lúcia Stumpf, 25 anos. Aluna do 7º período do curso de jornalismo da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas - SP), Lúcia é natural de Porto Alegre e será a quarta mulher a dirigir a entidade. A última a ocupar o cargo,foi Patrícia de Angeles, se elegeu em 1991.
A plenária final do 50º Congresso foi realizada no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, com a presença de um pouco mais de 4 mil estudantes de todos os estados do país, entre observadores e delegados (estudantes com direito a voto na eleição), representando cerca de 1.880 universidades de todo o país.
Do total de votos válidos (2.526), a chapa 11, que tinha Lúcia como candidata, conquistou mais de 65%, contabilizando 1.802 votos.
Disputavam outras 10 chapas inscritas, mas que não apresentaram candidato para a presidência. A chapa 10 teve totalizou 279 votos ficando na segunda posição . A chapa 7 conseguiu 232 votos. Já a chapa 9 saiu com 92 votos e a chapa 8 somou 73. As outras chapas juntas fizeram 14 votos. Foram registradosd 33 inválidos.
Nos próximos posts colocaremos mais detalhes de como foi esta plenária final.
2 comentários:
Pelos números apresentados, a chapa vitoriosa teve 1.802 votos, o que corresponde a 72,31% dos votos válidos e não como informado erroneamente no site da UNE.
Haviam 11 chapas inscritas, correspondendo à seguinte composição de forças políticas:
O PSOL obteve 9% dos votos e foi a terceira mais votada.
A chapa AE, Art, OT e MPT obteve 11% e foi a segunda.
UJS, MR8, AUL, DS, TM, PDT, PSB obteve 72% da votação e elegeu Lúcia Stumpf à presidência da entidade.
Respectivamente em quarto e quinto lugar, o PCR obteve 4% e o PPS 3%.
A chapa "Une livre", ligada à diretoria de inclusão digital, conquistou 7 votos. A chapa "Deus" obteve 5 votos, representada por apenas um estudante com uma bíblia nas mãos e falando de Deus.
O PSDB somou 2 votos e o DEM apenas um. O PCO e os prestistas retiraram a inscrição de suas chapas.
Bom saber que há uma certa união por ideais por parte dos estudantes...
mas particularmente acho que esse lance de filiação partidária caga o pal!
Postar um comentário